sábado, 1 de dezembro de 2007

Humildade: veredas.

Alguns de nós temos a coragem de dizer se realmente somos bons em algo, ou pelo contrário. Isso, meu amigo, é só autocrítica não falta de humildade. Muitos confundem humildade com submissão e imbecilidade. O fato de termos limites e que eles são os que nos difereciam, alguém ou algo, o primeiro reflete o poder de saber, coerentemente, explorar as suas qualidades e desfarçar seus defeitos, um exemplo são aqueles que tem retórica em seu favor, já o segundo é produto do meio, só vive de acordo com a maré e nunca ressaltando seus talentos, que são, conseqüentemente, ofuscados por seus tropeços.
Agora, soberba é outro pólo da ignorância antes citada, uma pessoa cega por sua lúdica superioridade não vê seus próximos defeitos e assim quebra a cara.
Como sempre caímos no clichê imbecil: equilíbrio é tudo e mais um pouco, saibamos rever nossos males e destacar nossos bens.

Reflitamos.

(Por pedido de André Cavalheiro escrevi este post)

6 comentários:

André Cavalheiro disse...

Muito obrigado pelo texto Caio, diferente dos outros, pela primeira vez você escreveu um texto decente.
...
Eu já imaginava que tinhamos uma opinião diferente sobre a humildade, talvez até porque tenhamos uma visão diferente sobre o que é a mesma, por exemplo, quando o Postal nos elogia quando nós o elogiamos, ele está sendo humilde, na minha opinião e eu acho isso bonito.

Seu texto ficou ótimo e óbvio que respeito e até concordo com boa parte dele, porque a auto-crítica é fundamental.

André Cavalheiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
André Cavalheiro disse...

(Eu me perdi lendo o comentário acima, espero que entenda)

Andrei R. disse...

Equilíbrio é a palavra. É um clichê de mãe necessário.

Não podemos tombar para ahumildade burra, como para a auto-afirmação exagerada.

Ter humildade e saber reconhecer suas verdades é fundamental, mesmo que não consiga o fazer sempre.

postal, victor ;] disse...

Caro Caio, através do blog do André tive a ótima oportunidade de ler um post seu. xD

Tema bem complexo o do seu post. Sempre fritei meu cérebro pensando nisto. Ainda assim, não me atrevo a escrever sobre, porém muito do que penso está ai escrito. Parabenizo sua coragem. Penso que humildade é expor suas qualidades de forma singela e sincera, com fidelidade a realidade. Fecharmo-nos numa redoma temendo que terceiros construam imagens precipitadas e até fúteis de nossas pessoas, é estar entregando uma arma a um assassino.

O título da sua matéria dispensa comentários, foi muito bem selecionado, resumindo todo o tema em duas palavras!!! Enfim, gostei muito. xD

Abraços.

Anônimo disse...

Obrigado por Blog intiresny

Rasgação de sedas

Rasgação de sedas